quarta-feira, 13 de março de 2013

O enigma de Kaspar Hauser

(Estátua de Kaspar Hauser na cidade de Nuremberg)

Nas turmas do terceiro ano assistimos ao filme O Enigma de Kaspar Hauser (1974) do cineasta alemão Werner Herzog. O interesse em ver esse filme reside no fato de nele estar bem representado o problema da natureza – como o âmbito específico da repetição, do instinto, indiferente a ação humana –  e da cultura – o âmbito no qual há transformação e criação. A partir desse filme é possível realizar um questionamento a respeito de fatos ou práticas que consideramos naturalmente estabelecidos, como, por exemplo, andar. Levar em consideração que o ato tão trivial de “andar” não é algo natural, nos permite pensar a respeito da atividade criativa humana – que vai desde os atos mais simples de criação e utilização das ferramentas mais elementares, passa pela criação dos modos de expressão artísticos e chega até a elaboração e estabelecimento das normas de regulação da sociedade.

A respeito do filme, a história relata a vida de Kaspar Hauser, menino de cerca de 16 anos, que teria sido encontrado na cidade de Nuremberg na Alemanha. Teria vivido em um calabouço no qual era alimentado a pão e água e sem contatos humanos. A trama gira em torno do seu processo de socialização, de contato com a cultura desenvolvida pela humanidade, em especial a música.

A história real sobre a origem de Kaspar Hauser é bem controversa. Há quem advogue que tudo foi uma grande farsa, enquanto outros argumentam que Kaspar Hauser teria sido um descendente da casa real do estado de Baden e em razão da briga sucessória teria sido abandonado.

Abaixo indico dois textos interessantes sobre o assunto. O primeiro é a autobiografia de Kaspar Hauser, retratada em certo momento do filme. A tradução é a partir da edição francesa. O outro texto é do Profº Rafael Raffaelli da UFSC. Nesse texto o autor oferece um amplo panorama sobre as teorias a respeito da origem de Kaspar Hauser.



Quem eventualmente não conseguiu assistir o filme na íntegra, abaixo vai o link do site filmescomlegenda.tv no qual é possível baixá-lo:

O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle)

Para quem tiver interesse, a filmografia de Werner Herzog pode ser consultada no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário